Spam no outlook

Em serviços de e-mails – inclusive no Outlook -, é muito comum encontrarmos mensagens indesejadas, não solicitadas, e que geralmente são enviadas em massa. O nome desta prática se chama spam.

Embora muitas das mensagens de spam assumam uma natureza comercial – promovendo produtos ou serviços como estratégia de marketing -, é preciso tomar bastante cuidado. Isto é justificado por mensagens que assumem uma natureza criminosa, com o intuito de roubar suas informações ou até mesmo propagar histórias falsas – as chamadas “fake news“.

A prática do spam no Outlook – assim como em outros provedores de e-mails – dificulta a organização da caixa de entrada e, consequentemente, influencia na produtividade de seus usuários.

Tendo isso em mente, preparamos este conteúdo para ajudá-lo no combate à prática de spam no Outlook.

Onde fica o spam no Outlook?

Reconhecimento e entrega de e-mail

Dentro do Outlook, as mensagens classificadas como spam vão para uma pasta chamada “Lixo eletrônico“, localizado no menu de pastas – diferentemente do Gmail, onde existe uma pasta chamada “spam”.

Onde fica o spam no Outlook

O que eu faço quando e-mails conhecidos estão caindo na pasta lixo eletrônico?

Observando o email

Chega a ser desgastante quando e-mails conhecidos ficam caindo frequentemente na pasta “lixo eletrônico“. Isso acontece porque alguns e-mails confiáveis podem ser considerados suspeitos pelo reconhecimento do Outlook.

Neste tópico, vamos guiá-lo passo a passo para resolver este problema com seu correio eletrônico.

Passo 1

No canto esquerdo, selecione a pasta “Lixo Eletrônico“. Dentro da pasta, selecione o e-mail desejado.

E-mails conhecidos estão caindo na pasta spam Passo 1

Passo 2

Com o e-mail selecionado, selecione, no canto superior, “não é lixo eletrônico” e clique em “não é lixo eletrônico“.

E-mails conhecidos estão caindo na pasta spam Passo 2

Após este simples procedimento, o e-mail que você selecionou agora cairá na pasta “caixa de entrada e não estará dentro da pasta Lixo Eletrônico.

Como se livrar de spam no Outlook?

Cancelar

O spam afeta grande parte dos usuários de serviços de e-mail, incluindo o Outlook. Então se livrar do spam se mostra uma tarefa necessária, para melhorar sua produtividade e segurança.

O Outlook move e-mails suspeitos para a pasta lixo eletrônico automaticamente. Ainda que haja muitos acertos, sabemos que vez ou outra e-mails que são spam estão na caixa de entrada e e-mails que não são spam estão no lixo eletrônico.

Visando ajudar na redução de spams dentro do Outlook, preparamos algumas dicas de ouro:

Bloquear remetentes de e-mails suspeitos da caixa de entrada

Se você tem e utiliza uma conta de e-mail, é muito provável que receberá spam. Eles vêm das mais diversas origens e geralmente se enquadram em naturezas comerciais ou criminosas.

É possível utilizar filtros do Outlook para facilitar a remoção automática desse tipo de mensagem direto na caixa de entrada. Confira:

Passo 1

No canto esquerdo, selecione sua caixa de entrada que fica à esquerda.

Configure o filtro de lixo eletrônico Passo 1

Passo 2

No canto superior, selecione entre as abas Destaques e Outros. Em seguida, marque os e-mails indesejados.

Configure o filtro de lixo eletrônico Passo 2

Passo 3

Com os e-mails indesejados marcados, selecione a opção Lixo Eletrônico no canto superior, e depois clique em Bloquear.

Configure o filtro de lixo eletrônico Passo 3

Logo depois e só dar o Ok, e os remetentes dos e-mails selecionados irão ser bloqueados.

Bloquear remetente de e-mails suspeitos na pasta Lixo Eletrônico

Se você tem e utiliza uma conta de e-mail, é natural que sua pasta Lixo Eletrônico possua bastante e-mails. Eles vêm das mais diversas origens e geralmente se enquadram em naturezas comerciais ou criminosas.

Quando você identifica um e-mail como spam, ajuda a melhorar a proteção do seu Outlook.

É possível utilizar filtros do Outlook para facilitar a remoção automática desse tipo de mensagem direto no Lixo Eletrônico. Confira:

Passo 1

No canto esquerdo, selecione seu Lixo Eletrônico que fica à esquerda. Em seguida, marque os e-mails que deseja remover automaticamente.

Bloquear e-mails suspeitos Passo 1

Passo 2

Com os e-mails indesejados marcados, selecione a opção Não é Lixo Eletrônico no canto superior, e depois clique em Bloquear.

Bloquear e-mails suspeitos Passo 2

Logo depois é só dar o Ok, e os remetentes dos e-mails selecionados serão bloqueados.

Crie uma lista de remetentes confiáveis

Criar uma lista de remetentes confiáveis permite definir todos os endereços de e-mail dos quais você deseja aceitar mensagens. Dessa forma, o Outlook encaminha todos os outros e-mails diretamente para a pasta Lixo Eletrônico.

A principal vantagem é a garantia de receber muito pouco spam ou até mesmo nenhum. No entanto, o lado negativo também garante que se alguém tentar entrar em contato com você, cujo o endereço de e-mail não aparece na sua lista de Remetentes Confiáveis, você também nunca receberá essa mensagem como válida.

Tenha cuidado ao fornecer o seu e-mail

Ao navegar na internet, em várias ocasiões você encontrará situações em que páginas, aplicativos, formulários – dentre outros métodos – solicitam seu endereço de e-mail.

Esse tipo de solicitação pode servir como cadastro ou destino de envio de algum material. Entretanto, algumas páginas podem ser falsas e possuem intenções maliciosas.

Ou seja, quanto mais secreto for o seu e-mail, menos chances você tem de ser incomodado com spam.

Utilize e-mails temporários

Os e-mails temporários representam a melhor forma de se cadastrar em lugares que exigem um endereço de e-mail válido, e que você não deseja divulgar seu endereço de e-mail.

Entretanto, pela curta disponibilidade do serviço temporário, é recomendado utilizar este serviço apenas para cadastros rápidos. Para exemplificar, podemos citar a necessidade de inserir um e-mail para o download de algum material.

Alguns provedores de e-mails temporários conhecidos são:

Guerrilha

Nunca responda esse tipo de mensagem

JAMAIS responda um e-mail de spam.

Ao responder um e-mail de spam, você estará validando o seu endereço e se tornará um alvo ainda mais fácil. Isso ocorre pois os spammers saberão que o usuário está ativo e visualiza a caixa de entrada.

Cancele inscrições indesejadas

É sempre uma boa prática cancelar inscrições em sites que você não deseja mais receber notícias. Algumas mensagens possuem seu próprio “cancelar inscrição”, localizado na parte de baixo do e-mail.

Cancelar

Mas cuidado, ao clicar, você pode ser direcionado para uma página phishing. Neste caso, verifique a autoridade da página através do certificado de segurança.

Aumente a proteção com antivírus

Além do filtro nativo do lixo eletrônico – incluso no Outlook –, existem vários softwares que atuam para impedir o recebimento de spam. Dentre eles, muitos softwares de antivírus oferecem serviços gratuitos com opção de proteção a esse tipo de ameaça.

Manter o antivírus atualizado garante que suas ferramentas estejam sempre compatíveis com os serviços de e-mails.

Dicas para deixar a caixa de entrada mais organizada

Limpeza de caixa de entrada do e-mail

O Outlook é um serviço de e-mail que te ajuda a organizar sua caixa de entrada através da classificação automática e também de ferramentas na barra de comando como o limpar, arquivar e mover para.

Sabemos o quanto um e-mail organizado é mais produtivo e seguro. A seguir, separamos algumas sugestões para te ajudar com a organização do seu Outlook.

Limpar

Utilize a ferramenta Limpar para excluir rapidamente os e-mails indesejados da sua Caixa de Entrada. “Limpar” oferece ainda a opção para excluir automaticamente todos os e-mails recebidos de um remetente específico.

Arquivar

Utilize a ferramenta Arquivar para armazenar mensagens de e-mail na sua pasta de Arquivo Morto.

Quando quiser restaurar um e-mail arquivado, marque o e-mail na pasta de Arquivo Morto. Em seguida, selecione Mover Para. Dessa forma, você pode movê-lo para qualquer pasta que desejar.

Mover para

Utilize a ferramenta Mover para quando for preciso mover mensagens de e-mail para uma pasta específica. Você pode mover todos os e-mails de um remetente da Caixa de Entrada para qualquer pasta de sua escolha.

Mais Comandos

Selecione o ícone de Três pontinhos no canto superior direito de um e-mail. Uma vez selecionado, você terá acesso a algumas funcionalidades extras.

Dentre elas:

  • Marcar como não lido (ou lido);
  • Sinalizador
  • Fixar;
  • Ignorar;
  • Criar regra;
  • Imprimir;
  • Mostrar na leitura avançada.
Mais Comandos

Escolha a ação que deseja executar no e-mail selecionado.

Classificar e-mails por data, destinatário e tamanho

  • Selecionar Filtrar na parte superior da sua caixa de entrada.
Classificar e-mails por data, de, tamanho
  • Em Classificar, escolha qualquer opção preferida para classificar seus e-mails.

Gostou desta publicação? Comente aqui em baixo se você conseguiu reduzir o número de spams e organizar melhor o seu Outlook!

Ajude outras pessoas compartilhando nosso conteúdo