Spam no gmail

Em serviços de e-mails – inclusive no Gmail -, é muito comum encontrarmos mensagens indesejadas, não solicitadas, e que geralmente são enviadas em massa. O nome desta prática se chama spam.

Embora muitas das mensagens de spam assumem uma natureza comercial – promovendo produtos ou serviços como estratégia de marketing -, é preciso tomar bastante cuidado. Isto é justificado por mensagens que assumem uma natureza criminosa, com o intuito de roubar suas informações ou até mesmo propagar histórias falsas – as chamadas “fake news“.

A prática do spam no Gmail – assim como em outros provedores de e-mails – dificulta a organização da caixa de entrada e, consequentemente, influencia na produtividade de seus usuários.

Tendo isso em mente, preparamos este conteúdo para ajudá-lo no combate à prática de spam no Gmail.

Como o Gmail reconhece spam?

Reconhecimento e entrega de e-mail

Para começarmos a combater o spam, precisamos primeiro conhecer quais são os principais métodos de reconhecimento adotados pelo Gmail.

Dito isso, é importante ressaltar que vários serviços de e-mails – inclusive o Gmail – possuem uma pasta específica para onde irão os e-mails taxados como spam. Os e-mails que vão para estas pastas foram submetidos a uma espécie de avaliação que identificou certos padrões considerados suspeitos.

A seguir, mostramos algumas formas que o Gmail utiliza para identificar o spam:

  • Golpes de phishing – São mensagens maldosas que tentam induzir o usuário a compartilhar informações pessoais, como número de cartão de crédito e senhas.
  • Mensagens de um remetente não confirmado – Alguns spammers forjam as mensagens de e-mail para que pareçam que foram enviadas por uma empresa confiável. O Google utiliza a autenticação de e-mail para verificar o remetente.
  • Mensagens que você marcou como spam – Quando você clica em “Denunciar Spam” ou “Denunciar phishing”, a mensagem que você denunciou também vai para a caixa de spam.
  • Semelhança com mensagens suspeitas – O Gmail possui sistemas de detecção automática de spam que analisam padrões e conseguem prever mensagens fraudulentas ou que possam prejudicar o usuário.
  • Políticas definidas pelo administrador – Se você utiliza uma conta de Gmail empresarial, o administrador do grupo do qual você faz parte pode decidir as mensagens que serão marcadas como spam.
  • O conteúdo da mensagem está vazio – Spammers podem mandar mensagens vazias de forma acidental ou proposital. No segundo caso, a mensagem é enviada apenas para coletar listas de endereços de e-mail, por isso que algumas mensagens em branco ou sem título são marcadas como spam.

O que eu faço quando e-mails conhecidos estão caindo na pasta spam?

Observando o email

É muito chato quando e-mails confiáveis ficam caindo frequentemente na pasta “Spam” ou “Lixeira” do Gmail. Isso acontece porque alguns e-mails, ainda que confiáveis, podem ser considerados suspeitos pelo reconhecimento do Gmail.

Neste tópico, vamos guiá-lo passo a passo para resolver este problema com seus e-mails.

Passo 1

Acesse seu e-mail. No canto esquerdo da tela, procure e selecione a opção “Spam”.

Passo 1

Passo 2

Selecione um dos e-mails do remetente que deseja autorizar que estão contidos em sua pasta “Spam”.

Passo 2

Passo 3

Clique no botão “NÃO É SPAM”.

Passo 3

Passo 4

Posicione o ponteiro do mouse sobre o nome do remetente e aparecerá um menu suspenso, escolha “Adicionar aos contatos”.

Passo 4

Como se livrar de spam no Gmail?

Cancelar

O spam afeta grande parte dos usuários do Gmail. Visando ajudar na redução de spams dentro do Gmail, preparamos algumas dicas essenciais:

Denuncie e-mails suspeitos

Marque e-mails suspeitos como spam. Para fazer isso no Gmail, selecione a mensagem indesejada e, na barra superior, pressione o ícone de exclamação – conforme a figura abaixo.

Denuncie os e-mails suspeitos

Ao fazer isto, o sistema entenderá que mensagens daquele remetente não te agradam e, portanto, serão automaticamente encaminhadas à seção de spam do e-mail.

Tenha cuidado ao fornecer o seu e-mail

Ao navegar na internet, em várias ocasiões você encontrará situações em que páginas, aplicativos, formulários – dentre outros métodos – solicitam seu endereço de e-mail.

Esse tipo de solicitação pode servir como cadastro ou destino de envio de algum material. Entretanto, algumas páginas podem ser falsas e possuem intenções maliciosas.

Ou seja, quanto mais secreto for o seu e-mail, menos chances você tem de ser incomodado com spam.

Utilize e-mails temporários

Os e-mails temporários representam a melhor forma de se cadastrar em lugares que exigem um endereço de e-mail válido, e que você não deseja divulgar seu endereço de e-mail.

Entretanto, pela curta disponibilidade do serviço temporário, é recomendado utilizar este serviço apenas para cadastros rápidos. Para exemplificar, podemos citar a necessidade de inserir um e-mail para o download de algum material.

Alguns provedores de e-mails temporários conhecidos são:

E-mails temporarios

Nunca responda esse tipo de mensagem

JAMAIS responda um e-mail de spam.

Ao responder um e-mail de spam, você estará validando o seu endereço e se tornará um alvo ainda mais fácil. Isso ocorre pois os spammers saberão que o usuário está ativo e visualiza a caixa de entrada.

Cancele inscrições indesejadas

O Gmail oferece a opção de cancelar a inscrição de assinatura de e-mails automáticos. O recurso é bem útil para quem fez a inscrição de um newsletter, mas mudou de ideia e não quer mais receber as mensagens daquele remetente.

Confira o passo a passo:

Passo 1

Abra um e-mail que você não queira mais receber e pressione a opção “Cancelar inscrição”.

Cancele inscrições indesejadas

Passo 2

Confirme a ação na caixa de diálogo que abre em seguida. Após a confirmação, você não receberá mais e-mails automáticos da empresa em questão.

Cancelar inscrição

ATENÇÃO ao cancelar uma inscrição de e-mail:

Algumas mensagens possuem seu próprio “cancelar inscrição”, localizado na parte de baixo do e-mail. Ao clicar, você pode ser direcionado à uma página phishing. Neste caso, verifique a autoridade da página através do certificado de segurança.

Cancelar inscrição 2

Aumente a proteção com antivírus

Além do filtro nativo do lixo eletrônico – incluso no Gmail –, existem vários softwares que atuam para impedir o recebimento de spam. Dentre eles, muitos softwares de antivírus oferecem serviços gratuitos com opção de proteção a esse tipo de ameaça.

Manter o antivírus atualizado garante que suas ferramentas estejam sempre compatíveis com os serviços de e-mails.

Dicas sobre como tornar sua caixa de entrada mais organizada

Limpeza de caixa de entrada do e-mail

O Gmail é o serviço de e-mail pioneiro quanto ao formato de conversa para organizar as mensagens. Entretanto, isso não justifica o fato de que muitos usuários ainda possuem uma caixa de entrada desorganizada e, consequentemente, menos produtiva.

A seguir, separamos algumas sugestões para te ajudar a deixar a caixa de entrada do seu Gmail mais organizada e produtiva.

Remova e-mails de redes sociais e propagandas

O Gmail conta com uma separação inteligente de mensagens em guias na caixa de entrada. As abas “Social” e “Promoções” tendem a acumular a maior quantidade de mensagens, como atualizações desnecessárias das suas redes sociais e ofertas de lojas.

Acesse essas abas, revise os e-mails mais recentes e, caso não haja nada de interessante, selecione tudo e apague de uma vez.

Remova e-mails de redes sociais e propagandas

Livre-se de remetentes chatos

Há casos em que o Google não tem poder de tirar seu e-mail de newsletters inconvenientes de forma automática, mas há uma alternativa. Ao se deparar com remetentes frequentes, é possível criar uma regra para programar a exclusão automática de e-mails enviados por eles.

Confira o passo a passo:

Passo 1

Marque a mensagem do remetente indesejado, abra o menu de opções do Gmail e selecione “Filtrar mensagens assim”.

Livre-se de remetentes chatos passo 1

Passo 2

Clique no botão “Criar filtro”, no canto inferior direito.

Livre-se de remetentes chatos Passo 2

Passo 3

Marque a opção “Excluir” e crie o filtro. A partir daí, todas as mensagens vindas da mesma pessoa serão movidas para a lixeira automaticamente.

Livre-se de remetentes chatos Passo 3

Apague e-mail antigos

O Gmail tem um atalho de filtros para facilitar a remoção apenas de e-mails antigos.

Para encontrar e-mails recebidos há mais de um ano, digite “older_than:1y” (sem aspas). Mude o numeral para escolher outro prazo anual.

Em seguida, apague todas as mensagens que aparecem nos resultados da busca. Não esqueça de marcar sempre a opção “Selecione todas as mensagens que correspondam a esta pesquisa”.

Apague e-mail antigos

Limpe a lixeira e a pasta de spam

Essas duas pastas costumam acumular muito lixo eletrônico e e-mails desnecessários.

Para limpá-las, confira o passo a passo:

Passo 1

Selecione todos os e-mails e, logo após, clique em “exluir definitivamente”. Aproveite para revisar rapidamente a pasta da lixeira para se certificar de que não há algo importante entre os últimos itens apagados da caixa de entrada;

Limpe a lixeira

Passo 2

Em seguida, faça o mesmo com a pasta de spam. O cuidado aqui deve ser maior, já que alguma mensagem importante pode ter sido enviada para lá por acidente pelo próprio Gmail. A tendência é que e-mails importantes que tenham parado no spam chamem sua atenção rapidamente, então não é preciso navegar muitos dias para trás.

Limpe o Spam

Gostou desta publicação? Comente aqui em baixo se você conseguiu reduzir o número de spams e organizar melhor o seu Gmail!

Ajude outras pessoas compartilhando nosso conteúdo