Spam em sms

Em mensagens de texto – conhecido como SMS -, é muito comum encontrarmos mensagens indesejadas, não solicitadas, e que geralmente são enviadas em massa. O nome desta prática se chama spam.

Embora muitas das mensagens de spam assumem uma natureza comercial – promovendo desconto de produtos ou serviços como estratégia de marketing -, é preciso tomar bastante cuidado. Isto é justificado por mensagens que assumem uma natureza criminosa, com o intuito de roubar suas informações, ou até mesmo realizar um golpe e/ou fraude.

Receber mensagens de texto (SMS) do tipo spam tem se tornado cada vez mais inconveniente e perigoso. Ainda que seja possível receber mensagens de texto provenientes de uma fonte legítima em que você se inscreveu, é necessário tomar bastante cuidado.

Se você chegou até nossa postagem, isso significa que você está um passo a frente para combater esse tipo de spam.

Como meu número é descoberto?

Contato na agenda telefônica

Empresas que praticam spam podem enviar milhões de mensagens de uma só vez. O objetivo é maximizar o lucro através de conversões de vendas, geralmente com um público previamente definido.

Por outro lado, existem criminosos que disparam muitas mensagens que podem ser classificam como golpes e fraudes. O objetivo aqui é obter o maior número de vítimas possível, e as consequências podem trazer muita dor de cabeça às vítimas.

Existem várias maneiras que possibilitam a essas empresas obter seu número, e, em algumas ocasiões, de maneira ilegal. Separamos aqui alguns exemplos:

  • Compra de lista legal: houve compra de lista de números de uma empresa com a qual você compartilhou conscientemente seus detalhes, mas talvez tenha marcado ou não desmarcado a caixa de inscrição que dizia no texto “Você nos dá permissão para compartilhar seus dados com outras empresas terceiras”;
  • Compra ilegal de lista: eles compraram uma lista de uma empresa “colorida“, especializada em rastrear a web pelos números de celular e criar listas de pessoas que não optaram por participar;
  • Identificação automática de número: em alguns países, quando você liga para números gratuitos, seu número pode ser capturado por um sistema chamado “Identificação automática de número”, também conhecido como ANI;
  • Gerado aleatoriamente: Hoje, a tecnologia pode gerar bilhões de números aleatórios de celulares em segundos. A maioria desses números são inválidos, mas algum pode ser o seu;

Como detectar spam em mensagens de texto?

Recebimento de mensagens de texto

Conhecer quais são os tipos de spam mais frequentes te ajuda a distinguir um conteúdo malicioso de um conteúdo não malicioso.

Para começar a detectar spam em mensagens de texto (SMS), é importante compreendermos que ele pode carregar uma natureza comercial ou uma natureza criminosa.

Spam em mensagens de texto com natureza comercial

Geralmente esse tipo de mensagem estará promovendo descontos de produtos ou serviços.

Confira o exemplo:

Exemplo de spam em mensagem de texto com natureza comercial

Spam em mensagens de texto com natureza criminosa

Esta prática também é conhecida como Smishing, ou seja, SMS + Phishing.

Grande parte do spam em SMS se enquadra na categoria de fraude, definida como uma campanha para atrair o destinatário a tomar alguma ação que resulta inconscientemente em divulgação de informação pessoal ou perda financeira.

Resumidamente, esse tipo de mensagem é encontrada em LINKS ENCURTADOS, AMEAÇA, SOLICITAÇÃO DE SENHAS OU OUTRAS INFORMAÇÕES PESSOAIS SENSÍVEIS.

Separamos alguns exemplos:

Exemplo de Smishing

Entretanto, existem algumas fraudes já conhecidas. Confira:

Oferta de concurso / prêmio de spam

É uma pratica bastante comum enviar mensagens de texto de spam anunciando que você ganhou algum tipo de concurso falso do qual você não participou. Geralmente, você receberá um prêmio a ser resgatado. Nesse tipo de texto, você é solicitado a acessar algum site ou ligar para um determinado número de telefone. Exemplo:

“URGENTE! Estamos tentando entrar em contato com os sorteios da U.Hoje, você ganhou um prêmio de 2000 GARANTIDO. Ligue para 090 5809 4507 a partir de um telefone fixo. Reivindicação 3030. Somente 12 horas válidas. ”

Fraude fiscal do IRS

Esta é uma extensão do golpe phishing, através de telefonemas, e-mails ou mensagens de texto. Você receberá uma mensagem informando que o mesmo deverá pagar um imposto indevido. Além disso, você será ameaçado de alguma forma, caso não tome medidas ao responder o número deles.

Lembre-se de que o IRS ou qualquer outro sistema de receita tributária não solicita informações pessoais ou financeiras por telefone, mensagem de texto ou e-mails.

Caso receba esse tipo de mensagem de texto, considere spam e ignore.

Conta bancária congelada

Os golpistas são bem criativos. Eles usam todos os meios disponíveis para obter ilegalmente suas informações. Algumas vezes você pode receber um SMS do seu banco notificando que sua conta bancaria foi congelada.

Quando você liga para o número, eles solicitam que você forneça todas as suas informações pessoais da conta, e, em seguida, enganam você.

Lembre-se que nenhum banco irá solicitar informações pessoais por telefone, mensagens de texto ou e-mails.

Se você acha que recebeu spam em forma de uma mensagem de texto, segue abaixo algumas dicas sobre o que fazer:

  • Não responda;
  • Não forneça informações pessoais;
  • Não clique em nenhum link;
  • Não demonstre interesse no que o remetente de spam está solicitando;
  • Não manter quaisquer textos indesejados.

Como reduzir o recebimento de spam em mensagens de texto?

Cancelar

A interrupção de spam em mensagens de texto é trabalhosa, porém não é uma tarefa impossível. Existem certos ‘macetes' que você pode fazer para garantir que essas mensagens diminuam.

Confira as dicas que preparamos:

Reporte à operadora de celular

Caso receba uma mensagem de texto e desconfie que é spam, informe à sua operadora. Você pode fazer isso por meio de um telefonema ou simplesmente encaminhando uma mensagem para eles.

Muitas das vezes a própria operadora envia spam para seus usuários, oferecendo um plano novo. Se essas mensagens estiverem te incomodando, você pode ligar para o serviço de atendimento da empresa e solicitar a cessão de envios.

Há como fazer isso por SMS – basta enviar uma mensagem com a palavra chave SAIR para sua operadora. Aqui estão os números para os quais você pode enviar a mensagem para as principais operadoras do Brasil:

  • Claro: 888
  • Oi: 55555
  • TIM: 4112
  • Vivo: 457

Denunciar

Todo país tem um órgão responsável que lida com questões e regulamentos das telecomunicações. Você pode fazer uma reclamação oficial usando este canal, incluindo todos os detalhes importantes do seu caso, e aguardar que eles investiguem e tomem medidas.

Na maioria dos países os textos de spam são ilegais por lei, e existem punições severas para quem violar as regras. No Brasil, existe um site chamado SMS Pirata, que foi criado para diminuir o envio de spam.

Ao fazer a denúncia, as operadoras recebem o número e o isolam como spam, diminuindo as mensagens indesejadas. Vale lembrar que se a mensagem for da própria operadora, o tópico acima detalha como resolver o problema.

Bloquear o número

Está é uma escolha fácil e óbvia. Alguns textos de spam vêm de números legítimos, portanto, bloqueá-los no telefone não é problema. Porém, à medida que os textos de spam ficam mais elaborados, fica cada vez mais difícil interrompê-los por esse método.

O real motivo de não funcionar é simplesmente pelo fato de os remetentes de spam usam serviços baratos de terceiros para enviar suas mensagens de texto.

Android

Existem aparelhos celulares que são do tipo Android e possuem formas de bloqueio de números manuais. Entretanto, esta não é a realidade de todos os aparelhos.

Além disso, ter uma ferramenta que automatiza o bloqueio de números que enviam spam em forma de mensagens de texto se torna uma ferramenta extremamente útil.

Para esta tarefa, sugerimos a aplicação TrueCaller. Além do bloqueio automático de números, esta aplicação também separa suas mensagens e ligações em categorias, inclusive a categoria de spams! Incrível, não é mesmo?

Nesta seção, abordaremos como utilizar o aplicativo para automatizar o bloqueio de números e como bloquear um número manualmente. Confira:

Bloqueio automático de números
Passo 1

Instale o aplicativo TrueCaller através da PlayStore. Uma vez instalado, ao abrir, defina o aplicativo TrueCaller como aplicativo padrão e crie sua conta.

Passo 2

Com o aplicativo aberto, acesse a aba Bloqueando e atualize os Spammers. Logo após, marque as opções de bloqueio automático.

Bloqueio manual de números
Passo 1

Com o aplicativo aberto, acesse a aba Mensagens ou Casa e selecione a mensagem que deseja bloquear. Logo após, clique no ícone bloquear. Confira as imagens:

iOS

Por outro lado, se você utiliza iPhone, o próprio dispositivo possui uma função de bloquear mensagens indesejadas.

Porém, esta função não vem ativada por padrão. A seguir, realizamos um passo a passo mostrando como ativar essa função no iPhone. Confira:

Passo 1

Clique sobre o Ícone de Ajustes.

Passo 2

Dentro de Ajustes, role a tela e clique no Ícone de Mensagens.

Passo 3

Dentro de Mensagens, role a tela e clique no campo de Filtrar Desconhecidos.

Pronto! A tendência agora é reduzir drasticamente a quantidade de spam em forma de mensagens de texto (SMS) em seu celular.

Cancelar inscrição ou optar por não participar

Por mais chato que sejam as mensagens de spam, nem todas são intencionalmente maliciosas. Você pode ter se inscrito em alguma campanha de marketing e não se lembra.

Nesse caso, você terá uma saída clara, geralmente por meio de uma palavra-chave de algum tipo. Basta responder a mensagem de texto que você recebeu usando a palavra-chave e você não receberá mais nenhuma mensagem de texto de determinada campanha de marketing.

Gostou desta publicação? Comente aqui em baixo se você conseguiu reduzir o número de spam em mensagens de texto!

Ajude outras pessoas compartilhando nosso conteúdo