Spam em ligação

Em dispositivos celulares, é muito comum recebermos ligações indesejadas, não solicitadas, e que geralmente são enviadas em massa. O nome desta prática se chama spam.

Embora muitas das ligações de spam assumem uma natureza comercial – promovendo ofertas exclusivas ou serviços como estratégia de marketing -, é preciso tomar bastante cuidado. Isto é justificado por ligações que assumem uma natureza criminosa, com o intuito de roubar suas informações, ou até mesmo realizar um golpe e/ou fraude.

Além disso, houve um grande aumento de ligações de Robocalls, ou seja, chamadas telefônicas automatizadas – e estas representam boa parte de spam em ligações. Se já é um incômodo receber frequentemente spam nos e-mails (como, por exemplo, no Gmail ou Outlook) e e em mensagens de texto (SMS), imagina agora receber ligações constantes!

Se você chegou até nossa postagem, isso significa que você está um passo a frente para combater esse tipo de spam.

Qual o cenário de spam em ligações no Brasil?

Em 2018, uma pesquisa realizada pela Truecaller relatou que o Brasil chegou a ultrapassar a Índia como o país com maior número de ligações de spam do mundo.

Segundo a pesquisa, o Brasil registrou, em 2018, um aumento de 81% nas chamadas de spam em relação ao ano anterior. Grande parte dessas ligações de spam são realizadas pelas próprias operadoras, oferecendo pacotes promocionais, ofertas de produtos e cobrança de dívidas.

Veja o gráfico a seguir:

Gráfico Truecaller Cenário Brasileiro
Gráfico elaborado de acordo com a pesquisa do Truecaller, e ilustra a segmentação de spam em ligações no Brasil, um dos países com os maiores índices de spam do mundo no ano de 2018.

Vemos que, ainda hoje, grande parte de ligações classificadas como spam são realizadas pelas operadoras e pelas empresas que utilizam o serviço de telemarketing.

Contudo, temos que mostrar um resultado preocupante. A pesquisa realizada mostrou que, em 2017, apenas 1% das ligações eram relacionadas com golpes. Em 2018, esse índice subiu para 20%.

Com o advento da pandemia do coronavírus, a quantidade de ligações, mensagens, e-mails – e qualquer outro meio para aplicação de golpes – aumentaram drasticamente. Portanto, é de se esperar pesquisas ainda menos favoráveis a nosso país para os anos de 2019 e 2020.

Tendo isso em mente, é importante aprender e aplicar medidas preventivas contra ligações que possam ser fraudulentas.

Como meu número é descoberto?

Contato na agenda telefônica

Muitas vezes recebemos ligações cuja as fontes são desconhecidas. Isto é, seu número foi descoberto de uma maneira que você não faz ideia de como, quando ou quem disponibilizou tal informação.

Geralmente, o objetivo das ligações de empresas é maximizar o lucro através de conversões de vendas com um público previamente definido.

Por outro lado, criminosos utilizam ligações como um meio para aplicar golpes e fraudes. O objetivo aqui é obter o maior número possível de pessoas, e as consequências podem trazer muita dor de cabeça às vítimas.

Existem várias maneiras que possibilitam a essas empresas (ou até mesmo criminosos) obterem o seu número, e, em algumas ocasiões, de maneira ilegal. Separamos aqui alguns exemplos:

  • Compra de lista legal: houve compra de lista de números de uma empresa com a qual você compartilhou conscientemente seus dados. Isso corre pois, em sua política de privacidade, pode conter uma cláusula que permite à empresa tal ação.
  • Compra ilegal de lista: foi comprado uma lista de empresas “coloridas“, especializadas em rastrear a web pelos números de celular e criar listas de pessoas que não optaram por participar;
  • Identificação automática de número: em alguns países, quando você liga para números gratuitos, seu número pode ser capturado por um sistema chamado “Identificação automática de número”, também conhecido como ANI;
  • Gerado aleatoriamente: Atualmente, a tecnologia é capaz de gerar bilhões de números aleatórios de celulares em questão de segundos. A maioria desses números são inválidos, mas algum pode ser o seu;

Como reduzir o recebimento de spam em ligações telefônicas?

Cancelar

A interrupção de ligações classificadas como spam é trabalhosa, porém não é uma tarefa impossível. Existem certos “macetes” que você pode fazer para garantir que essas ligações diminuam.

Confira as dicas que preparamos:

Reporte à operadora de celular

Caso receba muita ligação de spam, informe para a sua operadora. Você pode fazer isso por meio de um telefonema, ou simplesmente encaminhando uma mensagem para eles.

Muitas das vezes a própria operadora é uma fornecedora de spam para seus usuários, oferecendo um novo plano, por exemplo. Se essas ligações estiverem te incomodando, você pode ligar para o serviço de atendimento da empresa e solicitar a cessão de envios.

Aqui estão os números para os quais você pode ligar para as principais operadoras do Brasil:

  • Claro: 1052
  • Tim: 1056
  • Vivo: 1058
  • OI: 1057

Denuncie

Todo país tem um órgão responsável que lida com questões e regulamentos das telecomunicações. No Brasil, o órgão responsável é a Anatel.

Você pode fazer uma reclamação oficial clicando aqui. Usando este canal, você pode incluir todos os detalhes importantes do seu caso e prosseguir com os procedimentos do órgão.

Ao fazer a denúncia, as operadoras recebem o número e o isolam como spam, diminuindo as ligações indesejadas. Vale lembrar que se a ligação for da própria operadora, o tópico acima detalha como resolver o problema.

Bloquear o número

Está é uma escolha prática e muitas vezes eficaz. Algumas ligações de spam vêm de números legítimos, portanto, bloqueá-los no telefone é uma solução certeira. Porém, à medida que as ligações de spam se tornam mais elaboradas, fica cada vez mais difícil interrompê-las por esse método.

Um dos principais motivos que torna o bloqueio de números ineficiente está relacionado ao fato de que os remetentes de spam utilizam, em diversos casos, serviços baratos de terceiros para realizar as ligações de spam. Resumindo, hoje você bloqueia um número e amanhã você recebe ligação de outro.

Android

Existem aparelhos celulares que são do tipo Android e possuem formas de bloqueio de números manuais. Entretanto, esta não é a realidade de todos os aparelhos.

Além disso, ter uma ferramenta que automatiza o bloqueio de números que enviam spam em forma de ligação se torna uma ferramenta extremamente útil e facilitadora.

Para esta tarefa, sugerimos a aplicação TrueCaller. Além do bloqueio automático de números, esta aplicação também separa suas mensagens e ligações em categorias, inclusive a categoria de spams! Incrível, não é mesmo?

Nesta seção, abordaremos como utilizar o aplicativo para automatizar o bloqueio de números, e como bloquear um número manualmente. Confira:

Passo 1

Instale o aplicativo TrueCaller através da PlayStore. Uma vez instalado, ao abrir, defina o aplicativo TrueCaller como aplicativo padrão e crie sua conta.

Passo 2

Com o aplicativo aberto, acesse a aba Bloqueando e atualize os Spammers. Logo após, marque as opções de bloqueio automático.

Passo 3

Com o aplicativo aberto, acesse a aba Telefone ou Casa e selecione o número que deseja bloquear. Logo após, clique no ícone bloquear.

iOS

Diferente do Android, que existe em varias versões, o iOS é único em qualquer dispositivo.

Para as pessoas que faz uso de algum dispositivo iOS, é possível optar pelo o uso do App Truecaller. Mas já aviso, o próprio dispositivo já vem com recurso para barrar ligações e SMS de spammers. Irei mostrar ambos. Venha conosco:

App Truecaller para IOS

Agora vamos aprender a como configurar o Truecaller no seu dispositivo IOS.

Passo 1

Instale o aplicativo TrueCaller através da App Store. Em seguida, abra o app, cadastre seu número e siga o passo a passo indicado na tela.

Passo 2

Agora, no seu dispositivo, clique “Ajustes” para que configurar o Truecaller corretamente no seu dispositivo IOS. , Na aba “Ajustes”, clique no o ícone de Telefone, conforme as imagens a seguir:

Passo 3

Na aba “Telefone”, role a tela até achar Bloqueio e Identificação. Procure pelo ícone da Truecaller. Caso ele esteja desativado, clique na bolinha para ativá-lo.

Passo 4

Ativando o ícone da Truecaller, volte para o app e atualize a proteção. Pronto! Agora seu app já está configurado e funcionando corretamente.

Aba ID de Spam no aplciativo TrueCaller para iPhone

Recurso do próprio dispositivo

O próprio dispositivo iOS possui configurações que barram ligações desconhecidas. Para ativar a funcionalidade, siga o passo a passo a seguir:

Passo 1

Procure e clique sobre o Ícone de Ajustes.

Ícone de Ajustes no iPhone
Passo 2

Em “Ajustes”, clique em Telefone.

Aba telefone dentro de Ajustes iPhone
Passo 3

Procure pelo campo Silenciar Desconhecidos, e marque-o até ficar com cor verde.

Campo silenciar desconhecidos iPhone

É importante lembrar que essas dicas são para diminuir as ligações classificadas como spam. É possível eventualmente um número passar despercebido. Caso isso aconteça, não hesite em bloquear tais ligações.

Gostou desta publicação? Comente aqui em baixo se você conseguiu reduzir o número de ligações classificadas como spam!

Ajude outras pessoas compartilhando nosso conteúdo