Como saber se meu whatsapp foi clonado

Atualmente, é muito comum ouvir falar sobre WhatsApp clonado e até mesmo golpes do WhatsApp. É bem possível que você conheça ou tenha ouvido falar de alguém que tenha se tornado vítima desta prática.

Em 2019, uma pesquisa realizada pela startup PSafe informou que 8,5 milhões de brasileiros tiveram seu WhatsApp clonado. Dentre as consequências relatadas pelas vítimas, podemos destacar:

  • Vazamento de conversas privadas;
  • Envio de links de golpes para meus contatos;
  • Se passar pela vítima para pedir dinheiro aos meus contatos;
  • Não conseguir recuperar mais a conta do WhatsApp;
  • Realização de chantagens com a vítima.

Dito isso, vemos que se tornar vítima da clonagem do WhatsApp pode ser uma grande dor de cabeça. A boa notícia é que o aplicativo não funciona em dois celulares ao mesmo tempo. Portanto, fica mais fácil de saber se sua conta foi alvo de um golpe.

Além dos golpes destinados à clonagem e sequestro de contas, também existem pessoas que fazem uso da facilidade do WhatsApp Web para acessar sua conta. Enquanto os golpes se baseiam no envio de mensagens de texto (SMS) contendo seu código de segurança, a clonagem pelo WhatsApp Web requer que o criminoso tenha acesso físico ao dispositivo.

Então, uma boa maneira de começar a se proteger é utilizando a verificação de duas etapas. Dessa forma, ainda que o criminoso consiga se passar por você, precisará da senha cadastrada na verificação de duas etapas para conseguir o acesso.

Se você chegou até nossa publicação, isso significa que você está um passo à frente na proteção de sua conta.

Como o WhatsApp é clonado?

Questionamento

O WhatsApp é clonado através da ação de pessoas mal intencionadas, sejam elas criminosas ou não. Enquanto os criminosos visam explorar o dinheiro de seus contatos, outras pessoas mal intencionadas podem estar motivadas por sentimentos como ciúme, inveja e raiva.

Ao navegar na internet, não é difícil encontrar sites e aplicativos que “prometem” clonar o WhatsApp de outra pessoa. No entanto, ao adotar esse tipo de conduta, a pessoa estará realizando um ato ilícito e poderá responder criminalmente por isso.

Portanto, vamos explicar quais são as formas que o WhatsApp pode ser clonado para que você entenda todo o processo e se proteja.

WhatsApp Web

Neste tipo de clonagem, a pessoa mal intencionada precisará ter o celular do seu alvo em mãos. Isso porque o procedimento de login do WhatsApp Web funciona a partir da leitura de um QR Code. Você sabe o que significa este código?

Código de resposta rápida. Esse é o nome completo do QR Code (Quick Response Code).

Gustavo Bessa – Defesa cibernética

Exemplo de QR Code:

QR Code defesa cibernetica

Uma vez que o QR Code do WhatsApp foi lido, todas as conversas do alvo a ser clonado serão espelhadas no local onde foi feito o login do WhatsApp Web. Dessa forma, será possível acessar todas as conversas, sejam elas novas ou antigas.

No entanto, é possível verificar no aplicativo a quantidade de sessões ativas na conta. Além disso, quando uma sessão web estiver conectada, o dispositivo exibe uma notificação.

Veja a seguir exemplos da quantidade de sessões ativas e da notificação de sessão aberta:

Existem alguns aplicativos que “clonam” contas de WhatsApp, como, por exemplo, o aplicativo “WhatWeb Cloner”. O funcionamento deste e de outros aplicativos similares se baseiam no mesmo método: a leitura do QR Code. O diferencial destes aplicativos está na facilidade de salvar a sessão no dispositivo.

Golpe do WhatsApp

O golpe do WhatsApp é realizado por criminosos, e suas abordagens variam principalmente de acordo com as tendências e atualidades. Geralmente ocorrerem mediante uma ligação fraudulenta onde o criminoso se passa por um membro de uma “entidade confiável” e eventualmente solicita o código de segurança enviado por mensagem de texto (SMS).

Dito isso, muitas pessoas acabam confiando no criminoso e suas contas se tornam comprometidas.

Para saber mais sobre esse tipo de golpe, veja nossa publicação clicando aqui.

Indícios de que meu WhatsApp está clonado

Procurando

Ainda que você possa se questionar se sua conta está clonada ou não, existem indícios que revelam se isto é verdade. Para resumir, é impossível usar o mesmo número do aplicativo em dois celulares diferentes ao mesmo tempo.

Dito isso, vamos explicar quais são as formas de saber se sua conta do WhatsApp foi clonada.

Recebi um código de segurança sem solicitá-lo

Para proteger sua conta, o WhatsApp envia uma mensagem de texto (SMS) com um código de segurança de 6 dígitos. Este código serve como forma de segurança, para que ninguém, exceto você, tenha controle da sua conta.

Veja o exemplo desta verificação:

Mensagem de texto (SMS) do código se segurança do WhatsApp

Se você tem lembranças de ligações onde o atendente solicitou um código enviado para seu dispositivo via mensagem de texto (SMS), provavelmente você foi alvo de um golpe. Portanto, procure esta mensagem e certifique-se se é um código de segurança do WhatsApp.

Aviso de registro do seu número em outro celular

Se alguém tentar cadastrar seu número em outro aparelho celular, você será avisado sobre isso. Neste aviso, a única opção disponível é clicar em “Confirmar”.

Portanto, se não foi você quem registrou o número em outro dispositivo, provavelmente seu WhatsApp está clonado.

Veja o exemplo deste aviso:

Notificação whatsapp seu numero não esta cadastrado neste celular

Atividades suspeitas

Se você notou mensagens que não enviou, ou itens visualizados que não abriu, é possível que alguém tenha acessado sua conta. Neste caso, é provável que a pessoa tenha conseguido o acesso através do WhatApp Web.

Para que isso ocorra, a pessoa mal intencionada teve acesso físico ao seu celular. Ao fazer a leitura do QR Code em um computador, ela conseguiu permissão para visualizar e interagir com suas conversas, sejam elas novas ou antigas.

Para verificar quais são as sessões ativas em sua conta, siga as instruções abaixo:

  1. Abra o WhatsApp;
  2. Vá para a tela de Conversas;
  3. Toque no botão de Menu (três pontos, no topo);
  4. Toque sobre o botão “WhatsApp Web”;
  5. Verifique os dispositivos com acesso em sua conta.

Fui clonado, o que eu faço?

Dúvida

Se você perdeu acesso em sua conta, é bem provável que você tenha sido alvo de um golpe do WhatsApp. Entretanto, se você ainda possui acesso e coisas estranhas andam acontecendo, alguém pode ter espelhado sua conta através da versão Web.

A partir das suas conversas, a pessoa que conseguiu o acesso pode se passar por você, e até mesmo pedir dinheiro para seus contatos.

Se este foi seu caso, não perca tempo! Confira nossas instruções e retome o controle sobre sua conta:

Caso 1: Não tenho mais acesso em minha conta

Se você perdeu acesso ao WhatsApp, existe uma grande chance de sua conta ter sido roubada e estar sendo utilizada para aplicar golpes em seus contatos.

Além de vasculhar suas conversas pessoais, o criminoso que roubou sua conta irá pedir dinheiro para seus contatos. Portanto, ele vai enviar mensagens para sua lista de contatos solicitando transações bancárias, dados pessoais, números de cartões de créditos e/ou qualquer outra informação que ele conseguir extrair.

Ainda que seja desesperador, é possível recuperá-la! Confira abaixo as instruções fornecidas pelo próprio site do aplicativo para a recuperação de sua conta:

“Uma das formas de tentar recuperar sua conta de WhatsApp roubada é inserir o código de verificação no seu celular, para que a conta volte para você.

Você também pode desinstalar e instalar o aplicativo no seu celular novamente, fazendo todo o procedimento de verificação. Se ele for bem-sucedido, o bandido perde o controle da sua conta de WhatsApp na mesma hora.

Além disso, você pode enviar um e-mail para o aplicativo ([email protected]) informando sobre o ocorrido e pedindo suporte.

Assim que estiver com o acesso à conta novamente, é importante ativar a verificação em duas etapas. Dessa forma, mesmo que alguém consiga entrar na sua conta de WhatsApp, precisará inserir uma senha, definida por você, para ter acesso às conversas.

Vale lembrar que é fundamental atrelar uma conta de e-mail, caso seja necessário recuperar essa senha se você se esquecer, por exemplo.”

Se deseja ver esta e outras informações no site oficial do whatsapp, clique aqui.

Ao enviar um e-mail de notificação ao WhatsApp ([email protected]) recomendamos utilizar o título “Perdido/Roubado: Por favor, desative minha conta”.

Neste e-mail, também inclua o seu telefone no formato internacional: +55 (código do Brasil), o DDD de sua área e o número do celular. Esse processo pode demorar alguns dias. Sua conta será desativada, e você terá 30 dias para reativá-la.

Outra recomendação importante é fazer um boletim de ocorrência. Dessa forma, você consegue registrar a perca do acesso ao aplicativo, e se resguardar de eventuais problemas causados pelo criminoso.

Se quiser saber mais sobre o Golpe do WhatsApp, acesse nossa publicação clicando aqui.

Caso 2: Ainda tenho acesso em minha conta

Se atividades estranhas como, por exemplo, mensagens que não enviou, ou até mesmo visualizações de mensagens que não viu estiverem ocorrendo, podem indicar uma clonagem via WhatsApp Web.

Se este for o seu caso, siga as instruções a seguir para remover qualquer intruso em sua conta:

  1. Abra o WhatsApp;
  2. para a tela de Conversas;
  3. Toque no botão de Menu (três pontos, no topo);
  4. Toque sobre o botão “WhatsApp Web”;
  5. Toque sobre o botão “Sair de todas as sessões?”.

Como me proteger?

Como se proteger

Existem algumas medidas importantes que podem ajudar a proteger sua conta do aplicativo de ser clonada. Seguem algumas dicas abaixo:

  • Nunca compartilhe seu código de segurança enviado via SMS;
  • Ative a confirmação de duas etapas na sua conta do aplicativo (veja a imagem a seguir);
  • Não instale aplicativos não oficiais do WhatsApp;
  • Desconfie de ligações de “empresas” que solicitam um código enviado ao seu celular.
Verificação de duas etapas no aplicativo WhatsApp

Se deseja ver esta e outras informações no site oficial do whatsapp, clique aqui.

Não esqueça de verificar se deixou o WhatsApp Web logado em um computador da faculdade ou até mesmo do trabalho. Saiba como fazer isso:

Android: Menu principal (três pontos no topo direito da tela inicial do WhatsApp) > WhatsApp Web > Sair de todas as sessões?

iOS: Ajustes (canto direito da tela inicial do WhatsApp) > WhatsApp Web/computador > Sair de todas as sessões

Gostou desta publicação? Conta pra gente logo abaixo se essa publicação conseguiu de ajudar! 😉

Ajude outras pessoas compartilhando nosso conteúdo