A prevenção é a melhor estratégia para manter seu computador pessoal livre de malware (conhecido popularmente como “vírus”). Se o seu dispositivo for infectado, não será o fim da linha. Existem maneiras de retornar o computador a um estado normal de funcionamento.

Primeiro, instale um produto com recursos de verificação antimalware e execute-o no seu sistema. Isso ajudará a determinar o nível de infecção e a colocar o computador no caminho da recuperação. Recomendo o Kapersky Removal Tool, uma solução gratuita que é capaz de remover vários tipos de malwares.

Em seguida, escolha uma solução antivírus para proteção a longo prazo, e realize todos os procedimentos de segurança que lhe forem recomendados.

Existem diversas soluções antivírus disponibilizadas gratuitamente e a maioria delas possui versões pagas. Se está procurando economizar, vale a pena testar as versões gratuitas do Bitdefender, Avast ou Comodo. Agora, se suas informações são valiosas assim como seu sistema, vale a pena investir nas versões completas do Bitdefender, Kapersky, McAfee, Norton dentre outros.

Um abordagem interessante, mas não menos importante, seria excluir os arquivos temporários do computador, e alterar todas as suas senhas. Isso é estritamente necessário se você tiver motivos para acreditar que suas senhas foram capturadas por malware, mas sempre é melhor prevenir do que remediar. Fornecemos dicas sobre como cuidar de suas senhas.

Agora, se diante de todo o esforço empregado com o objetivo de remover os malwares, o sistema se comportar de forma duvidosa, não hesite e contate um profissional especialista para removê-los ou reinstalar todo o sistema.


Ajude mais pessoas compartilhando essa publicação!

Ajude outras pessoas compartilhando nosso conteúdo